Barbalha – CE: Hospital São Vicente: há 40 anos salvando vidas

Foto: Acervo HMSVP, Cícero Valério/Normando Sóracles

Hoje 1º de maio, dia do trabalho, o Hospital-Maternidade São Vicente de Paulo, de Barbalha, está completando 40 anos de fecunda existência, sob o zelo das irmãs beneditinas missionárias.

1º de maio de 1970
1º de maio de 2010.
40 anos de portas abertas, fazendo o bem sem olhar a quem. Fundado pelo médico Dr. Lyrio Callou, no já distante ano de 1943, foi concluído pelo padre Euzébio Oliveira Lima com dinheiro da Misereor, entidade católica da Alemanha para ajudar países subdesenvolvidos, sobretudo no setor de saúde.

Padre Eusébio de Oliveira Lima, hoje Monsenhor Eusébio, residindo em Barba lha, aposentado, era então pároco de Barbalha, da Ordem do Divino Salvador. Hoje, o Hospital-Maternidade São Vicente de Paulo, tem 14.248 metros quadrados de área construída, 228 leitos, 157 médicos no seu Corpo Clínico, 567 funcionários, sendo referenciados para atendimentos por 45 cidades de cinco Micro-Regiões de Saúde e recebendo clientes de mais de 60 cidades por demanda espontânea.

É a única oncologia da metade Sul do Ceará.
No ano de 2009 fez uma média de 32.932 atendimentos por mês, sendo uma referência regional de saúde hospitalar, a ponto de haver atraído para Barbalha a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

O seu entorno, em Barbalha, é região cosmopolita pela afluência de pessoas de todo o Nordeste.

Recentemente, em uma semana, foram contadas 15 ambulâncias de diferentes cidades do Nordeste.

Salve Hospital-Maternidade São Vicente de Paulo, de Barbalha, quarentão, mitigando a dor, ajudando a nascer bem, aliviando sofrimentos, salvando vidas, sublimando a dignidade humana. Ontem, sob o comando da irmã Edeltraut Lerch, hoje comandado pela irmã Rosamaria de Lira desde 2005.

5 responses to “Barbalha – CE: Hospital São Vicente: há 40 anos salvando vidas

  1. pra mim uma joia rara no meio de um ceara taqo sofrido todos que ai trabalham estao de parabens tive minhas filhas ai ha quase vinte anos e foi maravilhoso muito obrigado …..

  2. REPRESENTANTE DIXTAL – PHILIPS – BIOSENSOR PARA TODO ESTADO DO CEARÁ:
    http://www.proelhospitalar.com
    Tel.: (85) 3265-2218

    Produtos: Ventiladores, desfibriladores, monitores cardíacos, bipaps, ventilador de transporte, ressucitadores, máscaras, circuitos pacientes, filtros e muito mais..

    Visite-nos!!

  3. maria laenia oliveira sousa

    quais os planos o hospital atende?

  4. JB LOPES HOSPITALAR PRESTADORA

    DE SERVIÇOS ORTOPÉDICOS

    Rua: Giuseppe Antônio Maiolino nº 101 – Arujá – SP

    Fones: (11) 9759-0892

    Site:www.jblopeshospitalar.com.br / e-mail. jblopeshospitalar@hotmail.com

    São Paulo, 23 de Agosto de 2010.

    De: João Batista Lopes / contato (11) 9759-0892

    Assunto: Curso Intensivo Técnico Imobilização Ortopédica.

    Curso Livre de Qualificação Profissional em Técnicas em Imobilizações Ortopédicas

    CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICAS EM IMOBILIZAÇÕES ORTOPEDICAS.

    MTE-CBO 3226-05

    Público:

    Este curso é direcionado á profissionais da área de saúde que atuam ou atuaram em salas de imobilizações Ortopédicas com serviços de Traumato-Ortopedia.

    Campo de Atuação:

    Clínicas Ortopédicas; Hospitais; Pronto Atendimento e Ambulatórios com serviço em Traumato-Ortopedia:

    Justificativa do Curso:

    Conforme resolução do COFEN 279/03, que proíbe os profissionais de enfermagem a confecção, colocação e retirada de aparelhos gessados.

    Com o objetivo de resolver a deficiência desses profissionais nos serviços de saúde dar-se a necessidade de qualificação e habilitação de profissionais para prestar melhor este serviço a população. Devido à alta demanda de imobilizações feitas e visando melhorar a qualidade do serviço prestado além de tirá-los da clandestinidade e passar a ter o reconhecimento de um trabalho tão importante para todas as Instituições.

    Nos serviços de saúde esses profissionais, Técnicos em Imobilização (Técnico em Gesso Hospitalar), devidamente habilitados, são reconhecidos como parte integrante, atuante e indispensável nos setores de ortopedia e traumatologia em hospitais, clínicas, ambulatórios, prontos-socorros e enfermarias.

    Os alunos aprendem na prática o que é imobilização ortopédica buscando assim a perfeição, e conduta ética profissional. O Curso tem como objetivo ensinar, profissionalizar e qualificar os técnicos de imobilização ortopédica (Técnico em Gesso Hospitalar), dando-lhes confiança no trabalho e segurança aos pacientes/clientes.

    Estágio:

    O estágio pode ser desenvolvido no próprio local de trabalho sob a supervisão do médico (ortopedista) assistente, em hospitais conveniados ou supervisionados em laboratório próprio. (Hospitais do Estado de São Paulo), ou na sua própria cidade.

    A exemplo dos Técnicos da Cidade de Lins, onde os mesmos estão terminando de concluir o curso que esta sendo ministrado na UNIMED LINS, onde os hospitais da região se reuniram com a UNMED LINS e Promoveram este curso intensivo aos funcionários dos respectivos hospitais e todos receberão Certificados do Curso.

    Não perca entre em contato conosco para que possamos analisar a melhor forma de atende-lo.

    Atenciosamente

    João Lopes

  5. clara simone lopes do nascimento

    GOSTARIA DE SABER QUAIS OS PLANOS E VALORES DE DE PARTO.AGUARDO RESPOSTA

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s