Jardim-CE: TSE cassa Fernando Luz e Câmara escolherá prefeito tampão


Fonte: Miséria Demontier Tenório

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por sete votos a zero cassar o mandato do prefeito de Jardim, Fernando Neves Pereira da Luz (PMDB), e do seu vice, Etelvino Leite Bringel, por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2008. O anúncio se deu por volta das 20 horas desta quinta-feira, sendo o bastante para os adversários comandarem um verdadeiro papoucar de fogos de artíficios na cidade. Não houve incidentes e a polícia esteve atenta para manter a ordem.

O presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Brito Coutinho (PTC), será convocado para assumir o mandato enquanto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) define a data para eleição de um prefeito tampão. A escolha caberá exclusivamente aos vereadores Cremilda Sampaio, João Cláudio, Cosmo Antonio da Cruz, Aniziario Jorge Costa, Antonio Roriz, Clara Lucília, João Leite, Donizete Maria Carvalho e Adocil Fonseca. Os candidatos ainda são desconhecidos.

Em maio do ano pasado, o pleno do TRE já havia tomado idêntica decisão confirmando a setença prolatada pela justiça eleitoral de Jardim. Fernando e Etelvino foram eleitos com 55,18% dos votos válidos em outubro de 2008. O tribunal no Ceará impôs, inclsuive, a sentença da inelegibilidade pelo prazo de três anos subseqüentes ao pleito de 2008; cassação dos diplomas e anulação dos votos a eles atribuídos. Na época, o prefeito ingressou com um embargo e conseguiu se manter no cargo.

A ação foi patrocina pelo Ministério Público Eleitoral citando problemas de Fernando Luz com a execução de obras da Funasa. De acordo com o processo, a construção de cisternas e a perfuração de poços profundos, foram usadas como moeda de troca eleitoral e tanto ele quanto seu adversário no pleito, Júnior Coutinho (PT), que obteve 44,82% dos votos, se tornaram inelegíveis.

É que, em julho de 2009, o TRE havia acatado a decisão inicial do juiz José Flávio Morais Bezerra, da 42ª Zona Eleitoral. Durante as campanhas, as coligações “Unidos por um Jardim Melhor” e “Prá Frente Jardim” entraram com ações no Ministério Público Eleitoral uma contra a outra e ambas foram acatadas pelo suposto uso da água para fins eleitorais.

31 responses to “Jardim-CE: TSE cassa Fernando Luz e Câmara escolherá prefeito tampão

  1. É MAIS 30 ANOS SEM RACIONAR ENERGIA OU SEJA COM A LUZ ACESA

  2. após os acontecimentos dia 09-02 velo que será mais 30 ano sem racionar energia ou seja LUZ ACEZA.

  3. apos ter lido todos os comenário e esta acompanhando os últimos do dia faptos10-02 conclui que é mais 30 anos sem racionar energia( LUZ ACEZA

  4. Parabens ao povo de Jardim. Os tempos da ditadura ja passou faz tempo e hoje vivemos em um País de democracia.
    Lugar de mão grande é na cadeia.
    Oque falta o ministério público fazer é um levantamento de bens deste ditador Chamado (Fernando Luz) e bloquear 50% destes bens e devolver aos cofres da prefeitura.
    Alem de ditador é metido a coronel que gosta de mandar matar os outros, ele que se cuide tambem.

    Carlos Giann.
    kgviana_25@hotmail.com

  5. Dexai esses povinhos fofoqueiros falar mau,afinal opião de inconpetentes e invejosos não servem de nada.
    Domingo daremos a respostas que merecem.
    VAI EM FRENTE DR.PORQUE TUDO VAI DÁ CERTO,ESTAREMOS CONTIGO E RESANDO POR TI.

  6. Essas pessoinhas ridiculas,desocupadas que falam maú do dr fernando são adver…políticos,gentinhas envejosas que só querem cuidar da vida dos outro.

  7. Esses povos que falar maú do doutor,são pessose a dver…políticos desocupados que só querem entra na prefeitura para encher os bouços a cueca e as meis com o dinheiro dos trabalhadores de Jardim.

  8. Olá.
    O PT é da classe trabalhadora, portanto temos que colocar gente dos movimento sociais que ética e moral na politica do municipio. não podemos ter mas este gente metida a burguesia.

  9. EU ACHO É BEM FEIIIIIIIIIIIITO .. PRA Q ROUBOU?! GRAÇAS A DEUSS..

  10. Francisco Roberto Rocha

    Olha Aparecida, vc não é do jardim, não conhecer nem o chão que pisa, então fica calada, o seu lugar é ao lado dos que querem o atraso, ou seja bolso cheioOOO!!!!!

  11. Deixe o homem trabalhar

    ESTAMOS DE FÉRIAS E É JUSTAMENTE POR ISSO QUE NÃO PODEMOS DEIXAR A PREFEITURA SOZINHA SEM NINGUEM PRA ADMINISTRAR É POR ISSO QUE O DOUTORZINHO JOÃOZINHO CLAUDINHO TA LÁ NO LUGAR DO PREFEITO SUBSTITUÍNDO SOMENTE NESSAS FÉRIAS AFINAL TODO MUNDO MERECE UM DESCANSO NÉ? KKKKKKK

  12. Quando os Gatos saem os ratos fazem a festa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkAproveitem! Que o Tempo de vocês com as graças de DEUS seram muito curto!

    SIM já ia esquecendo: Festas, Praias e Viagens… kkkkk Trabalhamos para isso não é?

  13. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii,,,,,,,, a vaca é gorda mesmo, heinnnnnnnnn!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Francisco Roberto Rocha

    Nunca se viu em Jardim um clima político como este, e muita gente inocente está sendo prejudicada, perseguida pelos adversários do Dr. Fernando.Na verdade nunca se conformaram desde a primeira vez que perderam o poder, e hoje continuam com a mesma menta suja de corrupção e ameaça ao povo. A Justiça precisa tomar conhecimento de perto, está se levando por eles.Pergunto a justiça, se o Junior Coutinho estava enquadrado por lei no mesmo problema com a justiça, por que ele conseguiu tirar seu processo e o Dr. Fernando não.Ai tem coisa errada.Acorda justiça, dá um crédito ao povo, que elegeu o Dr. Fernando com voto direto e democrático.Cadê o direito do cidadão? Vocês também sonegam o direito do povo? Finalmente existe lei pra quê neste País? Quem criticar este texto, não mora em Jardim, e muito menos é cidadão desta terra.

  15. Maria Rocha da Silva

    Povo Jardinense sei que a maioria dos que escreveram até agora são funcionários e filhos de funcionários. Sei que Junior Coutinho foi indicato culpado pela justiça do prórpio municipio antes de chegar as provas da policia federal que o inocentaram em fortaleza. Contudo vejamos o que foi realizado em nosso município no inicio do governo tinham boas festas hoje nem se fala a maioria vai é embora, passear com o dinheiro público nas praias, tem gente passando até 3 meses para conseguir um exame médico, fora a demora no atendimento; os prédios são os mesmos do governo de Antonio Roriz e Tota Couto apenas algumas reformas, que seja feita a justiça e que o povo onde a maioria está na indigência e na pobreza possam participar e não se vendam nas próximas eleições. Tenho certeza que Junior Coutinho e seu povo tem muios projetos para o nosso município.

  16. A oposição anda dizendo que Dr fernando não faz nada, é tanto que ele já ta a 20 anos na prefeitura de jardim! olha essas pessoinhas que anda dizendo isso é pq tem inveja dele e não deixam o homi trabalhar!

  17. MARIA GORETE NASCIMENTO LOPES

    É LAMENTAVEL COMO A VONTADE DE OBTER PODER TORNA AS PESSOAS TÃO BAIXAS E SEM ESCRUPULOS, O FATO É EXISTE DEMOCRACIA A OPOSIÇÃO É NECESSARIA POREM O USO DE CALUNIAS TORNA MAIS EMINENTE O DESESPERO.
    DEIXO CLARO NOSSO APOIO INCONDICIONAL
    AO DR FERNANDO LUZ QUE ALEM DE UM OTIMO MEDICO,PREFEITO UMA PESSOA HUMANA Q CUIDA DO BEM ESTAR SOCIAL E POLITICO DOS JARDINENSES.
    E MAIS DR A INGRADITÃO DE ALGUNS NAO VÃO TIRAR SUA GLORIA E SEU PRESTIGIO. DEUS ESTAR CONTIGO

  18. SE REALMENTE, HAVERA ELEIÇÃO EM JARDIM QUE SEJA PELO VOTO DO POVO, POIS JA ELES JA DECIDIRAM UMA VEZ E VAMOS MAIS UMA VEZ MOSTRAR QUE O DR FERNADO É O HOMEM PARA GOVERNAR JARDIM. QUE VENHA A ELEIÇAO DIRETA, VAMOS PARA AS URNAS, SO O POVO TEM DECIDE QUEM MERECE.

  19. OH! MEU DEUS, COMO É DESAGRADÁVEL MENTIR! JOÃO CLAUDIO HOJE CHEUEI NA PREFEITURA PARA ABRAÇAR VOCÊ NÃO O ENCONTRE. OH. RAPAZ TÃO OUSIOSO QUE TU TAVA PRA COMEÇAR A CONTAGEM DE LUIZ GONZAGA E AINDA NÃO DEU CERTO!……………

  20. Bom, é sabido que o TSE julgou o DR. Fernando culpado, e da mesma forma Junior Coutinho pelo TRE, entendemos, portanto que eles não são tão bem intencionados assim e que a culpa está comprovada. Outro ponto em que tocaram bastante foi o da Eleição democrática de DR. Fernando. A saber: a eleição foi manipulada, usando a máquina pública para capitanear votos; os recursos da prefeitura foram usados como moeda eleitoral, então, a eleição nunca fora democrática, pelo contrário, a eleição fora autoritária, recheada de ameaças à oposição. O povo foi, na verdade, induzido a votar sem avaliação qualitativa de seus candidatos, mas por imposição econômica de grupos tradicionais da elite política do município. Para os que acreditam que o grupo que se forma e pretende a Prefeitura de Jardim é incapaz e ineficaz, fiquem sabendo que não há como predizer isso. Pois, o grupo não teve oportunidade de trabalhar e provar de que e para que são capazes. O que não pode ocorrer é um político ultraconservador permanecer no poder por mais de 20 anos, atrapalhando os avanços sociais e econômicos. Enquanto usa os recursos públicos para favorecer uma minoria que esta umbilicalmente ligada à prefeitura.

  21. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    que felicide
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    até que fim
    nossa demoro muito
    mais até que fim chego essa noticia

  22. pela a fe que eu tenho em meu Deus a prefeitura de jardim nao vai sair de jeito nenhum das maos de uma pessoa digna de estar la se acabar nas maos de ladroes mentirosos que nao tem o que fazer dai vai destruor a paz de quem quer trabalhar.

  23. Os abusos pelos quais Dr. fernando vem passando pela gangue adversária, só nos faz crer mais ainda no tamanho do fracasso que serão esses adversários se um dia ( que não virá) assumirem a administração de nossa querida cidade

  24. Jardim está inconformado com a decisão do STE, visto que a vontade do povo não prevaleceu, mas como sabemos que, DEUS escreve certo por linhas tortas é prudente dizer que tudo vai dar certo, nossa Cidade está em boas mãos de um Homem de garra, força defensor de um povo carente, que apesar de tantas mentiras e corrupção pela parte dos adversários, está ao lado do Prefeito Dr. Fernando Luz, uma simples demonstração, foi a recepção que o povo teve com o Prefeito no dia que em que ele foi dar uma entrevista ao vivo em uma Rádio Local.
    Os adversários precisam se conscientizarem de o povo não quer ser representado por uma canalha, baixa, uma GANGUE organizada. O Ministério Público precisa ter conhecimento do que está acontecendo no Poder Legislativo Municipal.

  25. Até que enfim esse doutozinho foi expulso da prefeitura de jardim,lugar onde ele ja mais deveria ter entrado,meus parabéns ao TSE, me fez sentir orgulho de ser um cidadao “jardinense” brasileiro.

    • pode ate ter saido da prefeitura mais jamaisssssssssssssssssssssssssss saira dos nossos coraçoes.vc e um OTARIO quer saber a realidade deixa ter outra eleiçao
      que o povo de jardim quer homens como FERNANDO LUZ nos representando e nao um montinho de gente baixa que faz de tdo pra ter o poder nas maos.
      se tocaaa.

  26. Dr. fernando, até que o Senhor demorou a sair, mas, não esqueça que a justiça divina sempre vem. Se o Senhor faz tudo o que o povo conta, já vai tarde. Que venha um outro e se não prestar colocamos outros…. não pode é o Senhor continuar com essa péssima adimistração que está aí. Boa sorte a todos.

  27. O QUE TEMOS É SEMPRE A OPORTUNIDADE DE PENSAR, SOBRE O PORQUE DE ONDE VEM E COMO SE DÁ O DESFECHO, O LAMENTALVEL NA VERDADE E VER, PESSOAS SOPOSTAMENTES CULTAS, SE DEIXANDO LEVAR OU LEVANDO ALGUM, EM PROL DE “A” OU “B” A SABIDO POR TODOS QUE TEM O MINIMO DE INFORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA, DE COMO ACONTECE A POLITICA NESSE PAÍS, O TERRENO DA ALIENAÇÃO É MUITO FERTIL, PARA BROTAR A CORRUPÇÃO A ENGANAÇÃO E A “IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA” (ROUBO NO POPULAR), O QUE TÁ NA HORA É DE DIZER UM BASTA A TODOS OS MAUS POLITICOS, COM UM GRITO FORTE E AÇÕES QUE TRAGAM A TODOS REALMENTE UMA EDUÇÃO DE QUALIDADE PARA QUE NOSSO POVO SAIA DA ESCRAVIDÃO E LIBERTEM-SE DAS CORRENTES DA IGNORÂNCIA IMPOSTAS POR FULANOS QUE SE SUBJUGA, DEFESSORES DOS POBRES, TODOS ESSES SÃO UM CÂNCER QUE PRECISA SER EXTERMINADO DA VIDA POLITICA PARA SEMPRE…

  28. queridos(a) oposiçao de jardim ,se conformem com a derrota ,que a chave da cidade de jardim tá com dr. fernando luz e ele nao está afim de entregar para qualquer um que quer se meter a prefeito da cidade… o dr fernando é um cara do bem nao tem maldade no coraçao ele nao pensa só nele e sim no povo jardinense. com muita dedicaçao e esforço assume seu papel como medico. e com muita vontade de jardim crescer assume seu papel como prefeito da cidade cuja dita. ”vamos deixar o homem trabalhar nao sou eu que quero empatar”………….

  29. E lamentavel se dr. fernando tiver que deixar a prefeitura de jardim. Só quem perde é a comunidade. Ele tem serviço prestado na saude, na educação, no social. Tudo de melhor que existe em Jardim tem a marca de FERNANDO LUZ. Não é em vão que ja se elegeu 4 x prefeito. Ele e mais uma vitima da inveja de um tal que quer ser prefeito e o povo não quer, porque ele só sabe mentir, enganar. Deus livre o povo de Jardim de um administrador que so vê o bem estar proprio e da familia. Cuidado minha gente com propaganda enganosa

  30. Sandra Izabel de Oliveira

    Enquanto, os adversários do Prefeito de Jardim, não se conscientizarem que quem escolhe o prefeito é o povo e isso já foi feito em 2009, vão viver eternamente em busca de uma prefeitura fantasma. Deixem o homem em paz. Vocês nunca fizeram nada por a população jardinense e querem se aproveitar de algo que não consiguiram. O voto é democrático e esse vocês não tiveram.
    Dr Fernando Deus está com o Senhor e o povo também. Xôôô boca preta.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s