Assustador! Bebê nasce com aparência de sapo no Ceará


Cariri em Foco Foto: Divulgação

O caso da anencefalia consiste em malformação rara do tubo neural acontecida entre o 16° e o 26° dia de gestação, caracterizada pela ausência total ou parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural durante a formação embrionária. Esta é a malformação fetal mais freqüentemente relatada pela medicina.

Ao contrário do que o termo possa sugerir, a anencefalia não caracteriza somente casos de ausência total do encéfalo, mas sobretudo casos onde observa-se graus variados de danos encefálicos.

A dificuldade de uma definição exata do termo ´baseia-se sobre o fato de que a anencefalia não é uma má-formação do tipo ´tudo ou nada´, ou seja, não está ausente ou presente, mas trata-se de uma má-formação que passa, sem solução de continuidade, de quadros menos graves a quadros de indubitável anencefalia. Uma classificação rigorosa é, portanto quase que impossível´.

Ao usar a palavra palavra ´anencefalia´ na prática, geralmente é utilizada para caracterizar uma má-formação fetal do cérebro. Nestes casos, o bebê pode apresentar algumas partes do tronco cerebral funcionando, garantindo algumas funções vitais do organismo.

Revela-se uma patologia letal. Bebês com anencefalia possuem expectativa de vida muito curta, embora não se possa estabelecer com precisão o tempo de vida extra-uterina que terão. A anomalia pode ser diagnosticada, com certa precisão, a partir das 12 semanas de gestação, através de um exame de ultra-sonografia, quando já é possível a visualização do segmento cefálico fetal. De modo geral, os ultra-sonografistas preferem repetir o exame em uma ou duas semanas para confirmação diagnóstica.

O risco de incidência aumenta 5% a cada gravidez subseqüente. Inclusive, mães diabéticas têm seis vezes mais probabilidade de gerar filhos com este problema. Há também maior incidência de casos de anencefalia em mães muito jovens ou nas de idade avançada. Uma das formas de prevenção mais indicadas é a ingestão de ácido fólico antes e durante a gestação.

Nestes anos, com os avanços tecnológicos que permitem exames precisos para este tipo de malformação fetal, juízes têm dado autorizações para que as mulheres com gravidez de fetos anencéfalos pudessem efetuar a interrupção da mesma, decisões comumente alvos de protestos de grupos religiosos e laicos contrários ao aborto.

5 responses to “Assustador! Bebê nasce com aparência de sapo no Ceará

  1. Eu tenho dois filhos uma menina e um menino i eu desejo ki essa mae comsiga amar essa criansa com todos os defeitos ki for pork filho e filho i eu emtendo ki e muito estranho ia suatardor mas na vida nos temos ki nos preparar pra tudo i mas um pouco pork nessa vida tudo nos surpriemdi i tomara ki ezista uma sirurjia de recomstrusao mas si nao ezistir eu espero ki essa mae teja todo amor do mundo pra dar pra esse bebe ..ki ti abensoi i abensoi sua familia i ki deus ti de muita forsa …boa sorti : ass : tais

  2. samara cristina das dores

    nossa coitado do bebe e da família dele isso e mto triste tomara que tenha uma operação para resolver esse caso extremamente assustador eu amo bebes e so tenho 11 anos o meu sonho e poder ter uma um casal gêmeos e ser mto feliz poder criar meus filhos juntos com o meu marido sei que tem bastante tempo mais ate la continuarei sonhando porque deve ter sido assustador para mãe espero que Deus conforte o coração da mãe e da família.

  3. eu não queria ter um filho assim coitada da mãe o sacrificio que deu pra nacer !!!!!!!!!!!!

  4. nossa o que essa mae nao passou se fosse comigo eu morreria nao porque tinha acontecido comigo mas por eu te perdido o meu bebé

  5. alex de jesus passos silva

    credo coitado eu estou morendo de pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixar uma resposta

