Acidente Com ônibus No Ceará Mata 42

Postado em 10/04/2010 às 22:05 por Celso Ricardo Da Cunha Borgo – Visto 2552 vezes – Enviar por E-mail
Um ônibus da Viação Itapemirim que havia saído de Fortaleza com destino a Salvador(BA) na noite de ontem(Sexta-feira 21Fev2004), caiu num açude na cidade de Barros(CE), divisa com a cidade de Cajazeiras(PB) durante a madrugada, com 42 passageiros.

Segundo testemunhas o ônibus viajava fazendo zig-zag na pista como se o motorista estivesse cochilando e de repente despencou numa ribanceira, caindo no açude Cipó e afundando rapidamente. É possível que na ocasião do acidente a maioria dos passageiros estivesse dormindo e não houve tempo para ninguém sair do veículo.

O acidente foi em 2004 em Barro(CE) – A tragégia ocorrida na madrugada da sexta-feira(21Fevereiro2004), no açude do Cipo, localizado na cidade de Barro(CE), que ceifou a vida de 42 passageiros do ônibus da Viação Itapemirim, que viajavam de Fortaleza com destino a Salvador/BA, foi precedida de momentos tensos que marcaram a vida de familiares das vítimas

29 responses to “Acidente Com ônibus No Ceará Mata 42

  1. meu pai morreu na estrada CE-292 no crato. em 2004 queria saber se voces lembram do acidente foi no dia 09 de outubro e deixou 17 mortos e 32 feridos. eu era muito nova e hoje eu procuro saber o que realmente aconteceu. aguardo uma resposta se alguem souber. obrigada.

  2. Gabriel S. dos Santos

    somente um detalhe. este O-400 numero 40229 nao existe mais.
    a chegada para salvador nao deu certo. o 40229 foi substituido.
    eu saiba que nao fabrica mais mb O-400 por que foi subtituido por onibus
    marcopolo paradizo e viaggio. entao,gente, nao existe uma possibilidade de
    ter outro onibus 40229. apesar da golden, a beleza da viassao de ter onibus com classes rodoviarios e com ar condicionado, eh uma frota da marcopolo sucessor do modelo tribus e mb O-400.

    • Olá amigo! Você tem razão em parte! O prefixo 40229 não foi reposto! A questão amigo é que algumas empresas quando conseguem recuperar os chassis após acidentes eles retornam das fábricas de carrocerias de ônibus com novas carrocerias mas usando o mesmo chassi porém com motores e pneus novos. Este procedimento é normal e quase todas as empresas do Brasil fazem ou fizeram isso em sua história. No sistema de emplacamento brasileiro a placa não muda quando o carro é vendido ou mesmo desmanchado para fazer nova carroceria. A placa que o 40229 usava É A MESMA que o carro 5813 usa atualmente. A carroceria do 5813 (que é um MARCOPOLO Paradiso G6) é ano 2004 mas o chassi é ano 1995. A empresa ITAPEMIRIM tem vários carros reencarroçados em que o chassi é pelo menos 10 anos mais velho que a carroceria. Outras empresas fazem o mesmo e não há nenhum problema nisso se a empresa tem boa manutenção. Quando o 40229 foi acidentado ele tinha 9 anos de uso e estava em ótima manutenção. A Itapemirim cuida bem de seus ônibus nessa questão assim como a Gontijo, Cometa e outras grandes do setor. Dizem que alguns passageiros mais sensíveis ao viajarem no 5813 sabendo do fato ocorrido quando era um monobloco prefixo 40229 ouvem vozes durante a madrugada. Isso virou uma lenda tanto é que a empresa resolveu colocar o 5813 como reserva para fazer apenas alguns atendimentos especiais nos dias de maior movimento. A verdade é que o 5813 circula com a alma do 40229 (chassi) Um grande abraço amigo e uma ótima semana.

  3. nunca coloque a culpa no motorista ….digo isso pq sou motorista tbm…..e sofremos muito com nossa caraga horaria…..com certeza ele cochilou……respeitem a nossa classe fazemos de tudo pra oferecer o melhor atendimento e serviço…….NOS RESPEITEM !!!!!!!!!!! nenhum motorista sai de casa com intenção de provocar acidente pra tirar a vida de alguém……

  4. Sou Admá, sou de Fortaleza mas moro aqui no RIO,e viajei muitto com a itapemirim e penha, o que aconteceu foi fatalidade, VI AS FOTOS de todo mundo já mortos, é lastimável.

  5. Gabriel S. dos Santos

    sobreviver no acidente…….. isto eh normal para pessoa………

  6. Quem está vendo a matéria em 2013 como eu?

  7. tanto lugar pro motorista bater ele dar logo é pra cair em um açude

  8. lamento. os parentes das vitimas do onibus estao horrorizados.
    vai deixar lembranças do onibus itapemirim numero 40229.
    que operava antes. trata-se modelo mercedes-benz O-400
    ano entre 94 e 95. o que aconteceu com o onibus itapemirim numero 40229 foi um fato.

    • o chassi foi reaproveitado para o ônibus 5813, na mesma empresa. em dezembro passado foram feitas fotos deste fazendo a linha Fortaleza-Salvador.

  9. sobreviver no acidente? isto é normal para a pessoa sobreviver?

  10. perdi um colega no acidente.;/ triste;

  11. GENTE EU NAO SEI SE FOI VERDADE,MAIS SEGUNDO UM COMPANHEIRO QUE TAM BEM É MOTORISTA DA VIAÇAO ITAPEMIRIM
    O ACIDENTE FOI PROVOCADO POR UM MARGINAL,QUE VINHA DESCUTINDO
    COM O MOTORISTA,ELE TERIA TENTADO DAR UM COPE NO NO MOTORISTA POR TRAZ EM SEU PESCOÇO,ASSIM FAZENDO COM QUE O MESMO PERDESSE O CONTROLHE DO VEICULO,SE ALGUEM SE INTEREÇAR VOU DAR AMIS DETALHES SOBRE ESTE ASSUNTO.

    • Investigador de acidentes

      Conversa para boi dormir, eles inventam as desculpas para ficar trancados lá na cabine, com as cortinas fechadas para os passageiros não verem as cagadas que estão sendo feitas lá.
      Se isto fosse verdade teria dado no exame cadavérico do motorista, que alias me explica bem como ele estaria fora do busão na caixa de roda?
      Tentou fugir e a morte não perdoou puxou pelo pé e levou com os demais inocentes.

  12. rosana de sousa pereira

    eu sou da cidade de barro nossa fiquei muito chocada pelo que aconteceu nunca tinha acontecido uma trajedia como essa em nossa regiao meus pessames as familias…

  13. Acidentes sempre aconteceram nas rodovias brasileiras e vao acontecer sempre por falha humana emecanicas dos veiculos pessimas condicoes das estradas falta fiscalizacao mas é necessario mais empenho das autoridades para que se evite essas tragedias nas nossas rodovias nao ficar culpando os motoristas pois eles seres humanos que domina a maquina dia e noite pelo ricoes do nosso brasil transpoortando o progresso e vidas humanas sobretudo etc meu muit obrigado em poder me expressar aqui

  14. Eu pesquisando o google sobre acidente rodoviario inclusive esse de barro que na epoca eu tomei conhecimentoi pelos telejornais quero parabenizar esse conceituado jornal por brilhante cobertura . Eu vou sempre me conectar com voces daqui do Rio de janeiro o meu abraco tds vcs

  15. Eu tenho que esse motorista e outros com experiencia em rodovias no volante de um onibus interestadual ele nao iria trafegar em zigzague na rodovia certamente ele sofreu algum problema ou cochilou no volante saiu as 20 hs de fortaleza as 4 hs seria rendido em Barro ele rodou 8 hs noturna sozinho faltando apenas 5 klms para chegar no ponto apoio me desculpe esse mot foi uma vitima da gananca

  16. Eu moro no rio sou cearense nascido em camocim aos 8 anos fui para fortaleza onde fui criado em fortaleza em 1971 viajei para sao paulo pelo expresso cearense dois motoristas iclusive fazia parada em barro palco dessa tragedia rodoviaria em torno 50 horas uma viaje segura diferentew de hoje ja fiz esse trajeto mais de dez vezes rio fortaleza. Mt obgd

  17. Ja faz muitos anos que esse fato aconteceu e de la para ca ja aconteceram muitos acidentes rodoviarios com muitas vitimas nas rodovias do brasil isto porque a frota cresceu imensamente, agananca tbm das empresas e a omissao do puder publico que nao fiscaliza as rodovias em pessim estado é muito ipva pago e muitos impostos pago pelo brasileiro e nada é feito. Apoucoi dias tivemos um grave acidente 36 pessoas perderam a vida a carga horaria dos motoristas é muito pouxada o salario foi achatado nas ultimas decadas em 1971 um motorista de onibus ganhava 4 salarios minimos hoje nao passa de 2 os ultimos goivernos todos eles so cuidaro de achatar salario doi trrabalhador. Eis ai a desgraca acontecendo no brasil eas emp cada vez mais ricas explorando o povoi

  18. DEIXO MEU COMENTARIO TB … PORQUE PEDIR MEU ESPOSO TB ATROPELADO DIA DE 23 JANEIRO DE 2004 DEIXANDO COM 3 FILHOS. ESTE A CIDENTE FOI NA JAQUEIRA DO CARNEIRO

  19. FERNANDO- Itabaiana/ SE. Esse acidente provavelmente aconteceu pelo desgaste físico do motorista, já que as empresas “gananciosas” preferem o lucro que o bem-estar das pessoas.A carga horaria de trabalho é exaustante. Muitos deles chegam de viagem na mesma hora tem que voltar, sem direito a repouso. Sei disso porque meu pai trabalhou na empresa, propietária do veículo – Itapemirim.Os acidentes são mais prevalentes no final de ano pelo fato de poucos motoristas para comprirem os horários.O salário que as empresas pagam para cada profissional é em torno de R$1.200.00. Não são valorizados como deveriam. Infelizmente,a pura realidade é essa. Onde estão nas autoridades? Ah! Esqueci, elas usam a classe A de uma boa cia aérea..hahaha.. claro que não vão de ônibus.

  20. é né gabriela é muito facil por a culpa em qem ñ está mais aqi pra se defender, aconteceu prq tinha de acontecer, vc ñ pode sair dizendo oq vc ñ viu vc ñ estava lá pra provar e qem estava lá e q podeiria provar e dizer como foi está morto tbem!!

  21. a alteração do onibus itapemirim 40229 destino fortaleza/salvador é o onibus marcopolo paradizo 5024. 40229 foi extintinguido e alterado. não roda no destino para salvador. o este problema foi fatal por mortes de pessoas que estava no onibus. este caos é fatalmente.

    • Prezado Gabriel a ITAPEMIRIM não tem ônibus com finais pares na numeração. Ela sempre gostou de numerações ímpares. O carro 40229 não voltou a ser reposto. O chassi do 40229 conseguiu ser recuperado e voltou com motor novo e uma nova carroceria MARCOPOLO Paradiso G6 ano 2004 e chassi sendo ano 1994 mas o prefixo é 5813 e atualmente opera como ônibus reserva de frota. Tal prática é comum em várias empresas da América do Sul e não há n enhum problema nisso pois só o chassi é reaproveitado pois normalmente quando ele retorna à operação está com novos pneus, motores e outras peças importantes do ônibus e a placa não muda caso ele seja reencarroçado.

  22. eu não pertenço diretamente a família dos passageiros, mas eu era vizinha de uma das passageiras, que saudades meu Deus, é uma dor que não
    passa nunca, rever esse tipo de imagem reaviva a memória de uma forma extremamente dolorosa.
    a única coisa que peço até hoje a Deus é que ele tenha tido misericordia dessas pessoas e que eles tenha morrido em paz

  23. Estive presente neste evento como mergulhador. sou policial militar e pertenço ao 2° Batalhão Policial Militar. Até hoje todas os fatos, imagens e momentos do resgate estão bem vivos em minha mente. E deverão perdurar já que o acidente em si e oc sofrimento de familiares ali presentes marcaram minha vida para sempre. wladimir_carvalho@yahoo.com.br

  24. foi um erro do condutor do onibus. o onibus viação itapemirim destino
    fortaleza/salvador número 40229, foi viajar zigzagueando na pista,
    por o condutor estivesse dormindo ao volante, e tombou no açude,
    estava afundando a 7 metros. retirou os passageiros que estavão
    presos dentro do onibus que estava no fundo do açude.
    estão todas sem vida. foi uma pior tragédia.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s