ÚLTIMAS NOTÍCIAS


CARIRI – CE: Lula e Cid assinam contratação de lotes da Transnordestina no Ceará

A assinatura da ordem de serviço aconteceu em Missão Velha
14/12/2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Cid Gomes assinaram na tarde desta segunda-feira (13) a contratação dos lotes 2 a 11 do trecho Missão Velha-Pecém da Ferrovia Transnordestina. A solenidade aconteceu em Missão Velha, no Cariri, após o Presidente e o Governador percorrerem 14 quilômetros no trem da Transnordestina. A Ferrovia terá na sua totalidade 1.728 quilômetros ligando o interior do Piauí, na cidade de Eliseu Martins, aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará.

No Ceará, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos ( Metrofor) é responsável pela desapropriação da faixa de domínio da ferrovia de 526,57 quilômetros entre Missão Velha e o Porto do Pecém. Atualmente, já foi realizada a imissão de posse, última etapa do processo de desapropriação, e liberação da faixa de domínio em 192 quilômetros. Foram desapropriadas nesse trecho 528 propriedades e já desembolsados R$ 4.454.386,94 nesse processo.

Segundo o assessor técnico da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Sérgio Azevedo, a previsão é que em janeiro de 2011, seja feita a imissão de posse em mais 54,2 quilômetros e, até março, de mais 83,5 quilômetros. O processo de desapropriação no Ceará deve ser concluído até o fim de 2011.

A implantação da Ferrovia Transnordestina terá um investimento de R$ 5.421.600.000,00. A Transnordestina Logística S.A. é a responsável pelo empreendimento. Atualmente, está em curso o lançamento da superestrutura do trecho Missão Velha, no Ceará, a Salgueiro, em Pernambuco. O projeto de superestrutura de via permanente compreende a execução da camada de lastro de pedra britada, o lançamento da grade de via, abrangendo esta última os trilhos, os dormentes de concreto, as fixações e a instalação dos aparelhos de mudança de via. O consórcio TIISA/CMC é o executor da implantação da superestrutura. A infraestrutura e obras de artes especiais ficaram a cargo da empresa EIT, cearense com especialidade em terraplenagem.

A construção da Transnordestina permitirá a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras a partir da união de três pontos do sistema ferroviário do Nordeste – Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE). Isso vai permitir o desenvolvimento econômico de diversos setores em sua área de abrangência, especialmente o polo gesseiro do Araripe e o polo agroindustrial de Petrolina e Juazeiro.

Além disso, a Transnordestina integrará o sistema hidroviário do São Francisco, o sistema rodoviário sertanejo e o sistema ferroviário já existente, tornando mais eficiente a logística do transporte de cargas. A ferrovia deve gerar 550 mil empregos (diretos e indiretos), terá capacidade de transportar 30 milhões de toneladas de carga por ano em 2.278 quilômetros de extensão.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos
Viviane Lima ( viviane@metrofor.ce.gov.br / 85 3101.7183)
ARARIPINA – PERNAMBUCO: Ônibus de passageiros é atingido por disparo de arma de fogo

Ninguém foi alvejado
14/12/2010

Um ônibus da empresa Auto Viação Progresso que havia saído de Araripina por volta das 22h00min de domingo (12/12/10) foi atingido por um disparo de arma de fogo cerca de 20 minutos depois na BR-316, região do Distrito do Morais naquele município.

Segundo informações do motorista Givaldo Lopes Amorim de 41 anos, casado, residente em Garanhuns, o qual conduzia o ônibus no sentido Araripina à Trindade e nas imediações do Distrito do Morais o veículo foi atingido com um disparo de arma de fogo. Fato ocorrido no momento em que passavam por ônibus quatro elementos em duas motocicletas, os quais ele supostamente acha que foram os responsáveis pelo disparo, que perfurou o vidro lateral esquerdo, estilhaçando-o. O motorista relatou também na delegacia que não foi possível identificar as placas das motocicletas. O caso foi registrado na DP de Araripina. (BO nº 0299/10)
SALGUEIRO – PERNAMBUCO: Acusados de assalto a banco no Ceará são presos em operação policial

A operação foi desencadearam pelas polícias do Ceará e Pernambuco
14/12/2010

Através de mandado de prisão expedido pela comarca de Fortaleza – CE, policiais da Operação Malhas da Lei juntamente com a Policia Civil de Fortaleza, desencadearam diligências e prenderam dois elementos perigosos e acusados de assalto a banco no estado do Ceará.

Segundo a polícia, por volta das 10h30min da manhã de quinta-feira (08/12/10) a equipe prendeu em Salgueiro Edson de Souza Vieira e momentos depois prendeu em Cabrobó o indivíduo Cícero Francisco da Silva. Após a prisão os mesmos foram recambiados para a capital do Estado do Ceará (Fortaleza). (BO nº 1699/10)
JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ: Prisões por determinação da justiça e posse ilegal de arma de fogo

Quatro homens foram presos
14/12/2010

Ontem, por volta das 10h30, no cruzamento da Rua Jaime Dorcy com Rua Todos os Santos, bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, durante uma abordagem policial realizada pela composição da RD 1228, soldados PMS Rommel, Mayron e Leandro, foi preso o comerciante Francisco Ferreira da Silva, 26 anos conhecido pelo nome de “Francisquinho”, residente na Rua José de Alencar, 1576, bairro João Cabral. Segundo a polícia foi constatado haver desfavor do mesmo, um Mandado de Prisão Judicial da Comarca de Juazeiro do Norte-CE, artigo 14 da Lei 10826/2003, de 08/09/2004, prisão preventiva. Ele foi conduzido para a 20ª DRPC, apresentado a autoridade policial para adoção dos procedimentos pertinentes

Por volta das 14h40, na Rua São Pedro, próximo a Igreja Universal, bairro Santa Salesianos, o serviço de Inteligência do 2º BPM prendeu Anderson David Silva Cavalache, 21 anos, residente no bairro Antonio Vieira, por força de um mandado judicial expedido pelo Exmº Juiz de direito Ademar da Silva Lima, titular da 1ª Vara de Juazeiro do Norte, por infração ao Artigo 157 do CPB.

De acordo com a polícia indagado pelos PMS Anderson acusou Joedson Sales Feitosa, 23 anos, residente na rua Rui Barbosa, 1785, bairro Timbaúbas, de ser o autor de vários assaltos na cidade de Juazeiro. Os policiais se deslocaram até a residencia do Joedson onde apreendeu um pistola marca Taurus calibre 380, de nº 36872, capacidade e um carregador com 10 (dez) cartuchos intactos e uma moto Honda Titan KS, ano 2007, cor azul, placa HYY-8224-CE, a qual estava sendo utilizada para roubos.

Ao sair do local os militares abordou uma moto Honda Fan KS 125, de cor vermelha, ano 2009, a qual estava sendo conduzida por Francisco Gomes Vidal, 51 anos, residente na rua na rua 04, Conj. Coabi 03, Jucas-CE, sendo verificado junto ao sistema, onde constava um mandado de prisão em aberto em desfavor deste por infração ao Artigo 157 do CPP, sendo ele preso e juntamente com os outros acusados, conduzidos à 20ª DRPC, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Já por volta da 01h, na rua Arnóbio Barcelar Caneca, 769, bairro Lagoa Seca,. Arnaldo Almeida de Souza, 39 anos, residente na rua Emanuel Miguel dos Santos, 239, Lagoa Seca, foi abordado pela polícia quando conduzia uma moto Honda Bros de cor preta de placa HXV-5143, com ele foi apreendido um revolver calibre 38, nº IJ 26431, oxidado especial, cabo de madeira, marca Taurus capacidade para 05(cinco) tiros com 05(cinco) cartuchos intactos. Arnaldo foi conduzido a 20ª DRPC onde foi lavrado o Inquérito nº 488-971/10 do artigo 16 da Lei 10.826/2003
JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ: Capotamento de veículo

A vitima sofre pancada na cabeça e lesão no tórax
14/12/2010

O capotamento de um Fiat Uno Way Econ, de cor cinza, ano 2010/2011, de placas NUX-3183-CE, ocorrido por volta das 15h30min, de ontem (13), no Sitio Riachão, distrito de Juazeiro do Norte deixou o motorista preso as ferragens. O carro era guiado por José Aleixo Feitosa, mais conhecido por Nilson, 31 anos, residente bairro Santo Antonio em Caririaçu.

Ele trafegava sentido Caririaçu/Juazeiro do Norte, quando perdeu o controle do veiculo que capotou. O mesmo sofreu uma pancada na cabeça e lesão no lado esquerdo do tórax e foi socorrido inconsciente pelo GSU do Corpo de Bombeiros para um dos hospitais da cidade de Barbalha.
SANTANA DO CARIRI – CEARÁ: Prisão por posse ilegal de arma de fogo

A prisão se deu graças a denuncias anônimas
14/12/2010

No sítio Anjinhos, zona rural de Santana do Cariri, ontem, por volta do meio-dia, a polícia militar prendeu sob acusação de posse ilegal de arma de fogo, o agricultor José Firmino da Silva, vulgo Zequinha, 67 anos, morador do local.

A prisão se deu após denuncias anônimas chegadas a polícia de que o acusado possuía armas de fogo em sua residencia onde foi apreendido um revolver calibre 38 e uma espingarda calibre 32. Zequinha juntamente com as armas foi apresentado na delegacia de polícia civil local para adoção dos devidos procedimentos.
NOVA OLINDA – CEARÁ: Morte por suicídio.

O Fato aconteceu na casa da vítima
14/12/2010

Em Nova Olinda, a agricultora Maria Ferreira da Silva, viúva, 63 anos, morreu vítima de suicídio no interior de sua residente na Rua Professora Nana nº167, centro, daquela cidade. Ela ainda foi encontrada com vida por familiares enforcada com um punho de rede que a socorreram, mas em razão da gravidade da lesão a mesma veio à óbito.

A polícia militar foi comunicada do ocorrido e deslocou ao local onde fez o isolamento da área até a chegada da perícia florense que transladou o corpo para necropsia no PEFOCE regional do cariri em Juazeiro do Norte para posterior liberação para sepultamento.
FARIAS BRITO – CEARÁ: Fuga de preso

O infrator continua foragido
14/12/2010

Por volta das 19h00min, o detento da cadeia publica de Farias Brito, Antonio Nildo Amorim, vulgo ”GR”, que responde por crime de furto fugiu escalando a parede do muro daquela casa de detenção. No momento da fuga ”GR”, se encontrava no pátio interno da cadeia, fazendo a distribuição das refeições aos demais detentos.

O policiamento local só tomou conhecimento do fato, quando o carcereiro percebeu e informou a guarnição militar responsável pela segurança no presídio, que diligenciou no intuito de recaptura o infrator, mas não obteve.
CRATO – CEARÁ: Plantão policial sem alteração nas últimas 24 horas.

A informação é da CIOPS / Crato
14/12/2010

Em Crato, segundo informações colhidas junto ao operador de plantão na CIOPS – Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança da 5ª Cia do 2º BPM, nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada nas últimas 24 horas…. . Fonte rota urgente.
Casal que traficava drogas é capturado pelo Ronda
-
14/12/2010
Uma denúncia anônima feita à Polícia, na tarde de ontem, por moradores da Vila União, levou policiais militares do Batalhão de Polícia Comunitária (BPCom/Ronda do Quarteirão) a efetuarem a prisão de um casal, acusado de traficar drogas no bairro.

Segundo o sargento PM Paulo Henrique Farias, fiscal do Núcleo sete do Ronda do Quarteirão, populares ligaram para o telefone da viatura RD-1052 informando que um casal estava vendendo drogas na Rua Lauro Vieira Chaves. Um cerco foi montado para a apurar a informação, com o apoio dos PMs da RD-1049 e a patrulha comandada pelo fiscal da área.

Ao chegar ao local indiciado pelos moradores, os militares deparam-se com Thiala Bibiana Justino, 22; e Otanier de Melo Bezerra, 31. Segundo a Polícia, o casal ainda tentou fugir, mas foi capturado. Na residência dos dois foram encontrados aproximadamente um quilo de maconha prensada, balança de precisão, material para embalar a droga e cerca de R$ 100,00.

Autuados

Após a prisão, Otanier e Thiala foram levados para o 25º DP (Vila União), onde acabaram autuados em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado Raimundo Derval Costa.

O titular da distrital informou que, depois da realização do procedimento, a mulher seria transferida para a carceragem da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), mas o marido ficaria na DP.

Segundo o sargento Farias, o êxito na operação está diretamente ligado à parceria da comunidade com o Ronda do Quarteirão. “A população pode confiar e ligar anonimamente para o telefone 3457-1052 que iremos ao local e realizaremos as prisões. O exemplo é esse caso, quando duas pessoas nocivas à sociedade, que estavam vendendo drogas no entorno da Lagoa do Opaia, foram presas”, salientou o militar.

De acordo com o PM, depois da prisão, dezenas de ligações de agradecimentos chegaram à viatura. “São pessoas que não aguentavam mais o tráfico intenso de drogas naquele local”, afirma o sargento.

Armas

O fiscal do Ronda revelou ainda que a parceria com os moradores também tem resultado em um número recorde de apreensões de armas de fogo.

Segundo ele, somente nos 13 primeiros dias do mês de dezembro deste ano, 11 revólveres e pistolas foram apreendidos pelas equipes do Ronda do Quarteirão apenas naquela área da cidade. “Se a população denunciar, a resposta virá com mais prisões”, destacou

Fonte: Diário do Nordeste
Mãe reconhece a filha assassinada
-
14/12/2010
A execução de uma jovem na tarde do último domingo, na Barra do Ceará, permanece envolta em mistério. Ela foi assassinada com, pelo menos, oito tiros de pistola calibre Ponto 40 (0.40), na cabeça enquanto passava pela Rua Cândido Castelo Branco (Zona Oeste).

O corpo da mulher foi identificado na madrugada de ontem pela mãe dela, no necrotério do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), em Messejana.

Apesar do rosto da jovem ter ficado irreconhecível devido aos tiros de pistola, as tatuagens ajudaram na identificação. Tratava-se de Fabiana Santos Bezerra, 23. Segundo a Polícia, Parentes da garota informaram que ela era usuária de drogas e residia no Conjunto Metropolitano, em Caucaia. A Reportagem apurou que ela passava alguns dias na casa de uma amiga, na Barra do Ceará. Na tarde de domingo, Fabiana teria saído para comprar drogas e acabou sendo morta, a tiro, na Rua Cândido Castelo Branco.

Dois homens

A Polícia tem informações de que os autores do crime estavam em uma Parati preta. Conforme testemunhas, os dois homens desceram do automóvel, abordaram Fabiana e a mataram com oito tiros na cabeça

Fonte: Diário do Nordeste
PM apreende 20 armas na Capital
-
14/12/2010
Nada menos que 20 armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Militar somente no último fim de semana. Entre o armamento encontrado em poder de bandidos, havia pistolas de uso restrito da Segurança Pública e de uso privativo das Forças Armadas. O arsenal foi apreendido por conta do aumento das operações realizadas pela PM, seguindo ordem do Comando-Geral e do Comando do Policiamento da Capital (CPC).

As apreensões ocorreram entre as 19 horas da última sexta-feira e a madrugada de segunda. Segundo dados da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), foram apreendidos dez revólveres de calibre 38, três de calibre 22, dois de calibre 32, duas carabinas 22, uma pistola 45, uma pistola Ponto 40 (0.40) e uma escopeta calibre 12.

Uma das apreensões ocorreu na manhã de sábado, quando uma patrulha do Comando Tático Motorizado (Cotam), sob o comando do sargento Simplício, efetuou a prisão, em flagrante, de Thiago César Moreira Pinto. Ele foi abordado pelos PMs na Avenida Doutor César Cals, na Praia do Futuro.

Segundo o sargento Simplício, a arma é nova e está com a numeração raspada. O acusado disse no 2º DP (Aldeota) que havia comprado a escopeta na Feira de Parangaba ´apenas´ para sua defesa pessoal.

Bandidos

Já uma patrulha da Força Tática de Apoio (FTA) da 4ª Cia/5ºBPM prendeu na Rua Maria Ivone, na Sapiranga, Lindenberg Lemos Cavalcante e Daniel Barbosa de Assis. A dupla estava com dois revólveres 38

Fonte: Diário do Nordeste
Absolvido, Paulo Maluf recorre ao TSE para tomar posse como deputado
-
14/12/2010
FICHA LIMPA
O deputado federal Paulo Maluf pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que defira o seu registro de candidatura à reeleição e, em conseqüência, determine ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) que o proclame eleito e o diplome como deputado.
O pedido do parlamentar tem como base a decisão do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) que o absolveu, nesta segunda-feira (13/12), na ação que o havia tornado inelegível e gerado o indeferimento de seu registro de candidatura.
O caso
Enquadrado na chamada Lei da Ficha Limpa, Paulo Maluf concorreu a uma vaga de deputado federal por São Paulo com seu registro indeferido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado.
Nas urnas, o candidato obteve 497.203 votos, o suficiente para elegê-lo a uma das 70 cadeiras reservadas ao Estado na Câmara dos Deputados. O TRE-SP, no entanto, já havia confirmado, em agosto, que a situação de Maluf – condenado por ato doloso de improbidade administrativa – se enquadrava na alínea l do inciso I do artigo 1º da Lei das Inelegibilidades, com a redação dada pela lei da Ficha Limpa.
Maluf recorreu ao TSE e o recurso está na pauta de julgamentos do Plenário da Corte. Considerando a decisão do TJ-SP, que o absolveu, e a urgência do caso, o político pediu que a decisão seja dada monocraticamente pelo relator, ministro Marco Aurélio.

Fonte: Uol
Polícia constata que bando pretendia assaltar bancos no Vale do Acaraú
-
14/12/2010
Outro integrante da quadrilha foi preso na manhã desta terça-feira
Dos oito homens detidos, na tarde desta segunda-feira (13), em Cruz, no Vale do Acaraú, cinco foram autuados em flagrante pelos crimes de formação de quadrilha e porte ilegal de arma. Gilberto Silva Cunha, 33, e Antônio Raimundo Filho Cunha, 21, chegaram recentemente àquela cidade acompanhados de seis amigos. Desde então, passaram a buscar informações sobre a rotina dos gerentes das agências bancárias e levantaram suspeitas. Os suspeitos foram levados a Cruz por Paulo Roberto Muniz, também natural daquela cidade. Ele foi preso na manhã desta terça-feira (14). A Polícia investigou e constatou que a maioria dos suspeitos tinha antecedentes criminais e que eles estavam no município para assaltar bancos.
Gilberto Cunha é processado por roubo na Bahia e receptação em São Paulo, onde estava morando ultimamente. Manoel Messias Chaves de Oliveiras Júnior, 27, é baiano e mora em São Paulo, onde responde a dois processos por porte ilegal de arma. Manoel da Silva é paraibano e também reside em São Paulo, de onde estaria foragido. Manoel dos Santos Oliveira é natural da Bahia e é morador de São Paulo. Antônio Raimundo Filho Cunha, também é de Cruz, mas há alguns meses foi morar na capital paulista.
Todos foram levados de Cruz à Delegacia Regional de Acaraú. Lá, três foram liberados, pois não existia nenhum evidência que os incriminasse. Os demais, devido aos antecedentes e ao fato de dois revólveres, com numeração raspada, terem sido apreendidos, foram autuados por porte e posse ilegal de arma e formação de quadrilha.
O titular da Delegacia Regional de Acaraú, Flávio Novais, disse que pesa contra Paulo Roberto Muniz a suspeita de ele ter escondido as armas que seriam utilizadas pela quadrilha nos assaltos aos estabelecimentos bancários de Cruz e outros municípios do Vale do Acaraú.
Paulo Roberto Muniz também mora em São Paulo e é procurado pela Justiça daquele Estado por envolvimento com assaltos e tráfico de drogas. Flávio Novais informou que o superintendente da Polícia Civil, Luiiz Carlos Dantas está comandando as investigações sobre as ações dos suspeitos em outros Estados.

Fonte: Jangadeiro Online
Lula inaugura trecho da Transnordestina que liga Salgueiro ao Missão Velha
-
14/12/2010
Durante seu pronunciamento, ele destacou a obra de transposição do Rio São Francisco e a importância de uma refinaria para o Ceará
Por volta das 16 horas desta segunda-feira (13), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva chegou em Juazeiro do Norte, na região Cariri. De lá, ele foi para Missão Velha, onde percorreu os primeiros 16 quilômetros da Ferrovia Transnordestina e inaugurou o trecho que liga Salgueiro (PE) ao município.
Na ocasião, o presidente assinou uma ordem de serviço para a próxima construção da obra: os lotes que ligam o trecho de Missão Velha ao Pecém. Lula estava na companhia do governador Cid Gomes, de deputados e do ministro da Integração Nacional João Santana.
Durante seu pronunciamento, ele destacou a obra de transposição do Rio São Francisco e a importância de uma refinaria para o Ceará. O presidente deve passar a noite de hoje no Crato e chegará amanhã em Salgueiro (PE).
Volta ao Estado
Lula anunciou também, que voltará ao Ceará no dia 28 ou 29 de dezembro para lançar a pedra fundamental da futura Refinaria Premium II. O equipamento deve se instalar no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza

Fonte: Jangadeiro Online
Luizianne pede que presidente seja independente e mantenha harmonia
-
14/12/2010
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), às vésperas da eleição da presidência da Câmara, revelou que foi convidada pelo grupo de 23 vereadores apoiadores da candidatura de Acrísio Sena. Entretanto, deixou claro que o Partido dos Trabalhadores é isento na disputa e pediu independência e harmonia ao próximo presidente eleito.
“A minha expectativa é que, independente de qualquer coisa, ter um presidente da Câmara que mantenha sua independência enquanto poder, mas que tenha harmonia no trato de um projeto político coletivo de governo.” A declaração foi dada em entrevista ao programa Jogo Político (TV O Povo/Assembleia), na noite desta segunda-feira (13). Em seguida, fez questão de esclarecer que a situação não é diferente com Salmito Filho. “Não há uma relação de atrito”, disse.
Luizianne afirmou que nunca interferiu nos trabalhos da Câmara e se mostrou tranquila quanto à votação. “As coisas estão indo bem. Quarta-feira (15) a maioria vai tomar uma decisão. Os vereadores estão tranquilos, estão conscientes. Espero que tenhamos um presidente comprometido com a cidade.”
Sobre seu futuro político após 2012, quando deixa a Prefeitura, Lins garante que não migra para nenhum cargo e adianta que não se projeto por mais de seis meses. “Depois de 31 de dezembro de 2012, não vou para cargo nenhum. Vou ser prefeita de Fortaleza até o final. Quando eu estiver liberada pelo compromisso com o povo, que vai acabar, aí eu vou pensar no que fazer. Não projeto minha pessoal por mais do que seis meses

Fonte: Ceará Agora

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s