INSS investiga 3.400 casos suspeitos de sacar benefícios de mortos em Juazeiro do Norte


Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
A Gerência Executiva do INSS de Juazeiro do Norte, que atende 50 cidades do Ceará, investiga 3.454 casos suspeito de familiares que sacam benefícios de parentes mortos de forma ilegal.

Nos últimos dois meses, foram cancelados 1.064 casos de pessoas que não confirmaram morte de parentes e sacavam benefícios do falecido. O último caso foi de uma senhora detida por sacar três benefícios de uma tia morta há dois meses. Ela prestou depoimento e as aposentadorias foram canceladas.

O chefe de serviço de benefício do INSS de Juazeiro do Norte Regnoberto Gomes Sales diz que os mil casos já comprovados da fraude terão de devolver o dinheiro sacada de forma ilegal. “Se não for feita a devolução do dinheiro, é feito a inscrição em dívida ativa”, diz.

Ainda conforme o chefe de serviço, há casos em que bancos renovam conta após óbito de aposentados. “Nesses casos, o banco o responsável por devolver o dinheiro”, explica.

Gomes diz também que há demora na investigação por conta da burocracia. “A demora se deve também na convocação dos familiares. A gente manda correspondência para o endereço que consta no nosso sistema. A gente aguarda um prazo de 30 para comparecerem. Caso não compareçam, aí o processo é inscrito em dívida ativa”, diz o chefe de serviço de benefício do INSS.

De acordo com o INSS, é obrigação da família avisar que o parente morreu para que o benefício seja cancelado. A pessoa deve levar a certidão de óbito do parente e um documento de identidade com foto até uma sede do INSS para efetuar o cancelamento.

A aposentadoria pode virar também uma pensão nos casos de dependentes de cônjuge ou companheiro, que têm direito a pensão vitalícia. Filhos têm direito ao benefício até 21 anos de idade. Fora desses casos, de acordo com o INSS, sacar dinheiro de pessoas falecidas é crime e o suspeito pode responder por estelionato.

Fonte: G1 CE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s