Juazeiro do Norte-CE: Carnaval do Cariri com queda de 47% no número de mortes violentas


Fonte: Miséria Demontier Tenório
Caiu de 15 para oito o número de mortes violentas numa comparação dos dois últimos carnavais na região do Cariri. Uma queda expressiva de 47% se constituindo em um dos períodos mominos mais tranqüilos dos últimos anos. Os corpos necropsiados no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte vieram de Crato (3), Caririaçu, Juazeiro, Salitre, Farias Brito e Missão Velha com um cada. Foram quatro mortes no trânsito e três homicídios.

A outra morte violenta ainda está sendo investigada entre suicídio ou homicídio, cujo resultado do exame cadavérico não saiu. No ano passado, segundo arquivo do Site Miséria, foram seis homicídios, cinco mortes no trânsito, três afogamentos e uma queda. No total, quatro mortes em Juazeiro, três em Barbalha, duas em Brejo Santo e as demais em Aurora, Missão Velha, Mauriti, Tarrafas, Caririaçu e Assaré.

O primeiro corpo chegou ainda na sexta-feira. Por volta das 20h30min Antonio Pedro da Silva, de 39 anos, que residia na Rua Saturnino Candeia (Alto da Penha) em Crato foi assassinado durante um evento de carnaval no Largo da Reffsa, antiga estação ferroviária. A vítima ainda foi socorrida por policiais militares para o Hospital São Francisco onde faleceu. Pedro foi atingido com um tiro no tórax e morreu antes de ser submetido a uma cirurgia.

No sábado chegaram mais dois corpos, sendo o primeiro de Reginaldo Ferreira da Silva, de 37 anos, que foi vítima de acidente de trânsito em Caririaçu. Já por volta das 23 horas daquele mesmo dia, na Travessa Potengi, 476 (Seminário) em Crato, o estudante Marcos Vieira Soares, de 10 anos, foi lesionado com uma facada no abdômen. No momento, a mãe dele, Antônia Vieira da Silva, discutia com o companheiro Ednaldo Machado dos Santos, de 33 anos, que trabalha como gesseiro.

Provavelmente, a criança tenha saído em defesa de sua mãe quando viu o padrasto com uma faca de cozinha em punho investindo na direção de Antonia. Ednaldo fugiu e foi preso no dia seguinte, mas já ganhou liberdade. Outros dois corpos chegaram no domingo de Carnaval. Pela madrugada, Cícero Erinaldo Pereira de Souza, de 24 anos, pilotava sua moto quando foi abalroado por um veículo que fugiu. O acidente aconteceu no Distrito de Ponta da Serra e o rapaz morreu no local.

À noite, por volta das 20 horas, Tiago Santiago Alves, de 23 anos, que residia no Sítio Sabiá, trafegava pela estrada carroçável de acesso àquela localidade quando perdeu o equilíbrio e caiu da moto Yamaha XTZ 125K de cor preta. Há informações de que teria se deparado com animais na estrada e tentou desviar caindo da moto e sofrendo traumatismo craniano.

Na segunda-feira chegou apenas um corpo o de Juciel Vieira de Sales, de 31 anos, que residia no Sítio Barreiros na zona rural de Salitre, cuja causa da morte ainda aguarda o resultado de exame. Ele foi encontrado em uma rede com o pescoço enrolado no punho, mas, segundo a polícia, existe uma lesão leve na nuca. A vítima estava sozinha e, caso tenha sido assassinada, o autor pode ter colocado o corpo na rede na simulação de um suposto suicídio.

Os outros dois corpos chegaram na Terça de Carnaval. Por voltas das 22 horas foi encontrado o cadáver do agricultor José Dias de Oliveira, de 46 anos, o Zé de Mar, que morava na Rua da Caixa D água (Distrito de Cariutaba) na zona rural de Farias Brito. Estava em uma residência no Sítio Cachoeira daquele distrito com lesões à pauladas na testa e outra na cabeça.

Por volta das 23h30min, deu entrada no Hospital Geral de Missão Velha, com traumatismo craniano o jovem Welson David de Sousa, de 18 anos, residente no Sítio Olho D´Água de Fora na zona rural de Missão Velha. O rapaz viajava em uma motocicleta Honda Bros vermelha quando perdeu o equilíbrio e chocou-se violentamente contra uma árvore. Ele foi socorrido por uma ambulância do Distrito de Jamacaru até o hospital onde morreu momentos após dar entrada.

Deixe um comentário