Guilherme Karan tem dificuldade para falar e comer, diz pai do ator

download
Alfredo Karam conta que o filho – portador de síndrome degenerativa – está internado há seis meses e se alimenta pelo estômago: ‘A doença progride’.
Jonathan Pereira
Do EGO, em São Paulo
Guilherme Karam (Foto: Gianne Carvalho/TV Globo)
Guilherme Karam na novela “América”, sua última
participação na TV, em 2005
(Foto:Gianne Carvalho/TV Globo)
Guilherme Karan está internado há seis meses em um hospital do Rio de Janeiro para tratar da síndrome de Machado-Joseph, doença genética degenerativa do sistema nervoso. Alfredo Karan, pai do ator, contou com exclusividade ao EGO nesta segunda-feira, 25, que o filho, de 56 anos, não consegue mais engolir os alimentos e se recusa a receber visitas. “A doença progride: a fala é difícil de compreender, ele não tem equilíbrio, está com as juntas endurecidas e não tem mais capacidade de comer pela boca, pois não consegue deglutir os alimentos e corre o risco de engasgar e morrer. Os médicos fizeram uma gastrostomia, cirurgia que permite que a alimentação seja levada direto ao estômago”, explicou Alfredo.
“As pessoas que já trabalharam com ele me ligam para saber notícias. Mas o Guilherme pediu para não receber mais visitas, porque ele não quer que as pessoas o vejam nesse estado”
Alfredo Karam
O Ministro da Marinha no governo João Figueiredo conta que, antes da internação, cuidou do filho em casa durante cinco anos. Ele relata que os quatro filhos herdaram a doença da mãe. “Dos que estão vivos, ele e a irmã estão enfermos. Na última novela que ele fez (‘América’, em 2005), já não estava bem, trabalhava se segurando nos móveis. As pesquisas médicas continuam, mas ainda não descobriram o antídoto para neutralizar os sintomas. A prioridade em achar a cura dessa doença não é tão grande quanto para o Alzheimer ou o Mal de Parkinson, que são mais divulgadas”, lamenta.
Segundo Alfredo, os amigos de Guilherme tentam se manter informados sobre seu estado de saúde. “As pessoas que já trabalharam com ele me ligam para saber notícias. A Glória Perez é muito amiga dele e vinha visitá-lo quando ele estava em casa. Mas o Guilherme pediu para não receber mais visitas, porque ele não quer que as pessoas o vejam nesse estado”.
Alfredo conta ainda que visita o filho “dia sim, dia não” e que o ator assiste televisão no quarto do hospital, revendo também alguns programas dos quais participou, como o “TV Pirata”, lançado em DVD e reprisado recentemente no canal Viva. “Ele assiste sempre aos programas que fez e fica com os olhos cheios de água. Ele era alto, robusto, cheio de vida, agora ficou assim”, estristece-se Alfredo, sem perder as esperanças e sequer pensar em deixar de estar ao lado do filho nesses momentos difíceis. “Tenho uma saúde muito boa e Deus me deu forças para enfrentar essa situação”

.MAIS NOTICIAS: http://crato-noticias.blogspot.com.br/2014/08/caririacu-ce-seis-corpos-das-vitimas-de.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s