MENINO NÃO GOSTAVA DA PROFESSORA, AFIRMA POLÍCIA.




Rosileide Queiros de Oliveira, 38 anos, era vista como ‘linha dura’ pelos alunos da escola. Ficha de Davi Mota Nogueira não tinha ocorrências e estudante era tido como exemplar pela direção.

Filho de um guarda civil municipal, criado em uma família evangélica, aluno exemplar. Esse é o perfil de Davi Mota Nogueira, 10 anos, um menino tímido, que tinha poucos amigos e dificilmente falava em sala de aula. Na tarde desta quinta, ele atirou contra a professora de português Rosileide Queiros de Oliveira e se matou. Antes de disparar, Davi fez um desenho semelhante à cena que aterrorizaria a todos que estavam na classe minutos depois ? um menino com duas armas, um professor e um balão com os dizeres “eu com 16 anos”. A imagem foi apreendida pela polícia e será analisada.

O estudante Luan Pereira, 15 anos, disse que a timidez de Davi era motivo de gozação. Segundo o adolescente, o menino tinha dificuldade para se relacionar com os colegas e não gostava da professora, vista como repressora e exigente pelo restante dos alunos. A informação foi confirmada pelo delegado Francisco José Alves Cardoso, chefe da Delegacia Central de São Caetano. “Pelo que apurei, o menino não se dava bem com a Rosileide.” O delegado disse que vai investigar se o garoto sofria bullying.

Bagunceiro/A professora também não gostava de Davi. É o que garante Luiz Eduardo, namorado há dez meses de Rosileide. “Não sei se era sobre esse aluno especificamente, mas ela falava de um menino que o pai era GCM de São Caetano e que tinha problemas psicológicos”, disse. A educadora teria contado que ninguém tomava providências em relação ao aluno e, na opinião dela, o menino deveria estar em um colégio especial. Sua visão sobre o garoto contrasta com a descrição dada por Luan ? para Rosileide, Davi era hiperativo, batia nos colegas, maltratava as crianças e tinha brincadeiras que fugiam da normalidade.

Ainda segundo Luiz Eduardo a professora comunicou o que acontecia à direção da escola, mas nada foi feito. “A coordenadora da escola sabia, mas tudo foi relatado verbalmente, não tem nada no papel”, disse.

Funcionários da escola relataram à polícia que Davi era um aluno normal, aplicado e sem nenhuma queixa por parte de alunos ou professores.

Em abril, massacre em escola do Rio deixou 12 mortos
Em 7 de abril, Wellington Menezes, ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, entrou no local armado alegando ser um palestrante. Ele atirou nas crianças dentro das salas de aula e matou 12 alunos. Outros 13 adolescentes foram feridos. Todos tinham entre 12 e 14 anos.

O massacre só não foi maior porque uma criança, mesmo ferida, conseguiu fugir e encontrou dois policiais no caminho. Eles entraram na escola e encontraram Wellington se preparando para subir o terceiro andar da escola, onde vários alunos estavam escondidos em outras salas e no anfiteatro.

O atirador, que já tinha disparado mais de 60 vezes, resistiu, foi alvejado na perna e caiu. Ao perceber que seria preso, atirou contra a cabeça e se matou.

Em uma carta e vídeos encontrados depois em sua casa, Wellington detalha a preparação do ataque. As investigações confirmaram que ele apresentava um comportamento estranho desde que a mãe adotiva morreu, em 2010. Filho de mãe com problemas mentais que tentou o suicídio, Wellington foi adotado ainda criança. Tímido e retraído, segundo vizinhos, ele fazia poucas referências sobre a vida pessoal. Nos seus relatos se dizia vítima de discriminação quando criança na escola onde fez suas vítimas.

Em junho, a última vítima de Wellington, Thayane Tavares Machado, de 13 anos, saiu do hospital. Vários alunos que morreram deram nome a creches no Rio.

Opinião de Elizabeth Costa Pinto – Psicanalista

Realengo pode ter inspirado crime em escola

É padrão que uma tragédia como a de Realengo se torne modelo para crimes semelhantes. É provável que Davi tenha se inspirado nesse caso antes de agir. O fato de uma criança levar uma arma à escola demonstra total falta de freio em sua formação. O que aconteceu tinha um planejamento e o suicídio é uma fuga da culpa. É nítido que esse garoto tinha um problema que já havia sido revelado em casa, mesmo que por um clima, um olhar. A única prevenção é fazer com que os pais realmente olhem para seus filhos.

DIARIO DE SÃO PAULO

9 responses to “MENINO NÃO GOSTAVA DA PROFESSORA, AFIRMA POLÍCIA.

  1. Essa professora fez alguma maldade com essa criança, so que agora nunca vamos saber o que realmente aconteceu, ela sim deveria ter morrido,Concordo com a prima da criança, respeitar a dor da familia é o minimo, e esse namorado o que ele sabe, so o que a prof contava nada de mais ele nao estava presente todos os dias em sala de aula entao cala a boca e nao atrapalha.desculpe mas a revolta é grande

  2. Sei o quanto ta sendo dificil para os pais suportar esta dor, a gente cria nossos filhos dando total exemplos bons, mostrando o certo e errado,formando-os para o bem!
    é muito facil julgar.
    Mas fica um alerta, pais por mas que seus filhos falem a verdade, e sempre bom conferir, detalhadamente qualquer que seja a duvida.
    exemplo: se o pai sabia que naquela ocasiao a sua arma sumiu e que havia em casa, só havia ele a mulher e os filhos, ele deveria ter ido mas alem,
    esteve na escola e nao coferiu a bolsa de seus filhos? o que custava, nao ia cousa constragimento algum, pois era seu pai, não estranhos. isso sim era uma precaucao.

  3. que esta criança tinha algum problema isto é óbvio.talvez tenha surtado oq me preocupa é que este tipo de comportamento inevitavelmente vira modelo e agora aonde nossos filhos irão estar seguros …demoro para porem detyector de metal na entrada das escolas e fika a pergunta como o pai desta criança deixou sua arma assim a bangú???

  4. A culpa não é da educação dos pais e sim o sensacionalismo da mídia influenciadora em cima do mal. Prova disso, é o caso do realengo, poucas vezes fizeram menção do policial que impediu que a tragédia fosse ainda pior. Jornais, revistas escancararam a cara do criminoso como se o mesmo fosse super-heroi. A mídia influencia a violencia até nos desenhos animados. Infelizmente um fato desse, poderá acontecer com qualquer um, seja ele criança, adulto ou idoso, tendo os mesmo um emocional abalado+falta de Deus+influencias negativas da mídia. Não julgo essa criança, só Deus sabe o que houve naquele momento. O importante é q a sociedade consiga distinguir quem realmente é o vilão nessa história toda.

  5. AOS EX ALUNOS DA PROFESSORA QUE POSTARAM COMENTÁRIOS
    ABSURDOS,JULGANDO E CRUCIFICANDO DAVID,DA FORMA MAIS DESUMANA POSSÍVEL, ESTES DEMONSTRARAM QUE NÃO APRENDERAM NADA SOBRE RESPEITO CIDADANA E AMOR AO PRÓXIMO!
    E QUANTO AO NAMORADO DA PROFESSORA , NÃO CONHECEU DAVID
    PARA JULGA-LO,COMO FEZ.
    EM ENTREVISTA A DIRETORA,A COORDENADORA,FALARAM SOBRE
    O VERDADEIRO PERFIL DE DAVID,COMO UM ALUNO EXEMPLAR,INTELIGENTE,E DOCE!
    A FAMÍLIA OS MEUS SENTIMENTOS! QUE DEUS POSSA LHES CONFORTAR E DAR FORÇAS!

  6. Você é a melhor professora que conheço! Muito atenciosa, inteligente, antenada, criativa e talentosa!! Obrigado por ter me ajudado a virar um cidadão (que gosta de inglês). Sobre seu comentário:

  7. Coberta de razão, professora! Eu a conheço há muitos anos e sei que sua visão incomoda muita gente, principalmente alunos vagabundos e gente ignorante!!!

  8. Bem, pelo jeito o tal “aluno calmo e com comportamento exemplar” era uma bomba-relógio acobertado pela escola e pela família! É o que mais existe por aí: alunos “cobertos de razão” e professores posando de vilóes! Se fosse nas décadas de 60 a 80, esse tipo de aluno nem cogitaria uma atitude contra um educador!

  9. o meu primo nao eh assim ! .. pode ter certeza disso , soh quem conviveu com ele sabe como ele era doce ! .. até nós msm da familia estamos procurando uma resposta pra isso e tentando amenizar a dor que está em nóos agora! .. e nós, mais q qlqr um que NÃO o conhece, sabe como ele era… ninguem sabe pq ele fez isso, mas má pessoa ele nao era, ele pode ter entrado em um momento de desespero, e isso TODOS NÓS, estamos aptos a vir ter… DESESPERO[seja por qlqr motivo], falar assim de um ser de 10 anos, é completamente diferente, de falar de um adulto, com má indole , e o namorado da professora deveria ter mais respeito pela dor de nossa família , ficar aí falando mal do meu primo , falando coisas que ele não sabe e nem pode provar , e agora vem falando que confundiu os alunos ? isso é um absurdo eu estou indignada com tamanha falta de respeito , Respeite a nossa dor ..

Deixe um comentário